
A função PROCX é a nova fórmula do Excel que veio para substituir as funções PROCV e PROCH pois ela faz as mesma funções de forma mais eficiente e descomplicada.
Se você preferir esse conteúdo em formato de vídeo aula , assista o vídeo abaixo:
O que é a fórmula PROCX?
A função PROCX é uma das novas funções do Excel disponível na versão do Microsoft 365. Ela é uma evolução das funções PROCV e PROCH.
Se você faz uso do Excel com certa frequência deve saber que a fórmula PROCV faz buscas de informações na vertical enquanto a fórmula PROCH faz buscas de informações na horizontal. Caso você não conheça não tem problema, você pode encontrar artigos ensinado o passo a passo para usar essas funções aqui , e deixarei o link no final deste artigo.
Já a fórmula PROCX consegue fazer buscas das informações tanto na vertical quanto na horizontal com uma única fórmula. Além disso, dentro da função PROCX existe um argumento que cumpre o mesmo papel da função SEERRO que é muito usado em conjunto com a função PROCV e PROCH, ou seja, mais uma função que podemos substituir ao usar a função PROCX.
Outro problema que o PROCX também resolve é a questão da fórmula PROCV realizar buscas apenas da esquerda para direita, já o PROCX não precisa seguir essa regra pois consegue fazer buscas tanto da esquerda para direita quanto da direita para esquerda.
Agora sabendo de tudo isso fica mais fácil compreender porque que a função PROCX veio para aposentar as funções PROCV e PROCH.
Como usar a função PROCX?
A fórmula PROCX tem o funcionamento parecido com as funções PROCV e PROCH, então se você já as conhece ficará mais fácil de compreender. Mas não se você não conhece fique tranquilo, pois iremos te explicar passo a passo.
Primeiramente vamos utilizar como exemplo a planilha com código e nomes de produtos abaixo. Nessa tabela vamos buscar o nome do produto a partir do código.
Argumentos da fórmula PROCX
A função PROCX possuí 6 argumentos mas apenas 3 deles são obrigatórios. Vamos abordar cada um deles individualmente.
pesquisa_valor : é o valor que será procurado na matriz. (Obrigatório*)
pesquisa_matriz : é o intervalo onde vamos pesquisar o valor do argumento pesquisa_valor. (Obrigatório*)
matriz_retorno : é o intervalo dos valores que serão retornados. Caso o valor procurado seja encontrado o valor que será exibido na célula será desse intervalo. (Obrigatório*)
se_não_encontrada : usado para inserir um valor ou um texto caso o valor procurado não seja encontrado na pesquisa_matriz, caso não seja encontrado e esse argumento seja omitido o Excel irá exibir o erro #N/D. (Opcional)
modo_correspondência : usado para especificar o tipo de correspondência da busca. (Opcional)
- 0 – correspondência exata. Se nenhum valor for encontrado retornará #N/D. se o argumento modo_correspondência for omitido esse será escolhido por padrão.
- -1 – correspondência exata. Se nenhum valor for encontrado retornará o próximo menor item.
- 1 – correspondência exata. Se nenhum valor for encontrado retornará o próximo maior item.
- 2 – Uma correspondência de caracteres curingas.
modo_pesquisa : usado para especificar o modo de pesquisa. (Opcional)
- 1 – Executar uma pesquisa começando do primeiro item. Se o argumento modo_pesquisa for omitido esse será escolhido por padrão.
- -1 – Executar uma pesquisa reversa começando do último item.
- 2 -Executar uma pesquisa binária que dependa da classificação da pesquisa_matriz em ordem crescente. Caso contrário, resultados inválidos serão retornados.
- -2 – Executar uma pesquisa binária que dependa da classificação da matriz_procurada em ordem decrescente. Caso contrário, resultados inválidos serão retornados.
Sintaxe
Aplicando a função PROCX no Excel
Agora que já conhecemos os argumentos vamos aplicar a fórmula em nosso exemplo.
Selecione a célula “D1” e digite a fórmula =PROCX. O primeiro argumento pesquisa_valor é a célula “C1”.
Para prosseguirmos para o próximo argumento pesquisa_matriz utilize o caractere “ponto e virgula” e em seguida selecione a guia dados e depois selecione a coluna “B” que corresponde ao código.
Do mesmo modo ainda na guia dados aperte a tecla “ponto e virgula” para ir para o argumento matriz_retorno e selecione a coluna “A” que corresponde ao setor.
Pressione a tecla “ponto e vírgula” novamente e no argumento se_não_encontrada digite entre aspas o seguinte.
“Não encontrado”
Então caso o valor procurado não seja encontrado esse será o valor que a função nos retornará ao invés do erro #N/D.
Enfim pressione a tecla “ponto e vírgula” novamente e no argumento modo_correspondência digite o número 0 (zero) que é referente a correspondência exata. Dessa forma você já pode fechar parênteses para finalizar a função, o último argumento é opcional e não vamos precisar especificar nesse exemplo.
Em seguida digite enter para visualizar o resultado. Nosso exemplo retornou o setor “Cozinhas” conforme a imagem abaixo, agora só precisamos copiar a função para as células abaixo.
Finalmente para aplicar a fórmula para as células de baixo basta posicionarmos o cursor do mouse no canto inferior direito da célula “D1” até que se forma uma pequena cruz e em seguida arrastar para baixo.
Valores não encontrados
Conforme cite o argumento se_não_encontrada faz a tratativa dos erros e elimina a necessidade de usarmos a função SEERRO aninhada.
Veja abaixo que para os códigos não encontrados o Excel retornou o texto que digitamos, diante dessa situação você pode filtrar esses valores e verificar na sua base da dados o motivo dos códigos não estarem lá e corrigi-los.
Conclusão
Dessa forma conseguimos executar a fórmula PROCX de forma eficiente e descomplicada.
Neste artigo podemos compreender o porque da função PROCX pode facilmente substituir as funções PROCV e PROCH, e ainda eliminar a necessidade de usar a função SEERRO pois ela possui um argumento dentro dela exclusivamente com a mesma função.
Da mesma forma eu também digo que ela pode substituir também a fórmula ÍNDICE + CORRESP que é muito usada para substituir a função PROCV. Contudo, deixei para citar ela no final do artigo para não confundir você com muitas informações.
Por fim, como prometido deixarei os links para os artigos onde ensino o passo a passo das funções PROCV e PROCH, acrescentarei também o artigo da função ÍNDICE + CORRESP que acabei de citar.
Agora que você aprendeu como usar fórmula PROCX no Excel, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas também possam aprender.
Artigo sobre a função PROCV clique aqui.
Artigo sobre a função PROCH clique aqui.
Artigo sobre a fórmula ÍNDICE + CORRESP clique aqui.
Para mais informações sobre Excel de Respeito clique nos links abaixo:
Excel de Respeito – Youtube
Excel de Respeito – Instagram
Deixe um comentário