
Nesse Tutorial você vai aprender como usar a fórmula PROCV no Excel. Vamos usar um exemplo prático e fácil e você vai ver que é uma fórmula simples.
Se você preferir esse conteúdo em formato de vídeo aula , assista o vídeo abaixo:
O que é a PROCV?
O PROCV é uma fórmula do Excel que permite ao usuário realizar buscas em uma tabela ou intervalo na vertical. O nome da fórmula vem de procura “PROC” e vertical “V“
Quando usar a fórmula PROCV?
Podemos usar o PROCV quando temos um dado e queremos realizar uma busca de uma informação que esteja relacionada a este dado em uma tabela ou intervalo. Para facilitar vamos usar um exemplo simples e prático do uso do PROCV.
Como usar o PROCV?
Primeiramente vamos utilizar como exemplo a planilha com código e nomes de produtos abaixo. Nessa tabela vamos buscar o nome do produto (informação) a partir do código (dado).
Argumentos da fórmula PROCV
Antes de tudo vou te explicar os argumentos que a fórmula utiliza para funcionar. A fórmula possuí 4 argumentos e eles são:
Valor_procurado : é o valor que será procurado na tabela ou intervalo.
Matriz_tabela : é a tabela ou intervalo onde o valor procurado está localizado. O valor de procura deve estar sempre na primeira coluna para que o PROCV funcione corretamente, do contrário a fórmula não irá funcionar.
Núm_índice_coluna : é o número da coluna onde o valor que queremos retornar está localizado. Este número dever ser contado sempre a partir da primeira coluna da sua matriz. Por exemplo, se o intervalo da sua matriz for C1:F12 deverá contar como C a primeira coluna, D como a segunda coluna e assim por diante.
Procurar_intervalo : determina o tipo de procura que será feita.
- correspondência aproximada: VERDADEIRO ou 1. Os valores na primeira coluna da matriz_procurada devem estar classificados em ordem crescente.
- correspondência exata: FALSO ou 0. Somente encontrará uma correspondência exata.
Aplicando a fórmula PROCV
Agora que já conhecemos os argumentos vamos aplicar a fórmula em nosso exemplo.
Selecione a célula E9 e digite a fórmula =PROCV. O primeiro argumento valor_procurado é a célula “D9”.
Agora para prosseguirmos para o próximo argumento matriz_tabela utilize o caractere “ponto e virgula” e em seguida selecione o intervalo A9:B18.
O valor que queremos retornar é o nome do produto e ele está na coluna B, portanto número da coluna para o argumento núm_índice_coluna é o 2.
Nesse exemplo queremos retornar o nome do produto que corresponda ao número exato do nosso código, então para isso vamos utilizar a correspondência exata no argumento procurar_intervalo. Você pode digitar o número zero ou escrever a palavra FALSO, ambos vão funcionar.
Com esse passo a passo executado você pode apertar a tecla “Enter” para concluir. Como resultado a fórmula nos retornará o valor procurado.
Replicando a fórmula para outras células
Agora vamos travar a nossa matriz para que possamos aplicar a fórmula que acabamos de construir para as células abaixo:
Para isso selecione a célula E9 e aperte a tecla F2. Todos os argumentos aparecerão novamente , selecione o argumento matriz_tabela e depois aperta a tecla F4. Como resultado, o sinal de cifrão ($) será adicionado em nosso intervalo, isso significa que acabamos de transformar nosso intervalo em referência absoluta.
Com isso poderemos movimentar nossa fórmula para outras células mas a referência da nossa matriz não irá mudar. Apenas a referência do valor procurado permanecerá como referência relativa.
Para aplicar a fórmula para as células de baixo basta posicionarmos o cursor do mouse entre o final da célula E9 e E10 até que se forma uma pequena cruz e em seguida arraste para baixo.
Dessa forma conseguimos executar a fórmula PROCV facilmente. E aí , o que achou? Conte nos o que achou nos comentários.
Agora que você aprendeu como usar fórmula PROCV no Excel, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas também possam aprender.
Para mais informações sobre Excel de Respeito clique nos links abaixo:
Excel de Respeito – Youtube
Excel de Respeito – Instagram
Deixe um comentário